Boas Praticas na Economia Social
Galiza e Norte de Portugal

Apesar de ser reconhecido como um motor da economia e do desenvolvimento económico e social, a economia social é ainda desconhecida para grande parte da sociedade da euro-região " Galiza-Norte de Portugal", especialmente entre o público jovem, que a identifica com atividades no sector primário, ou com associações sem fins lucrativos e inclusão social.

Para demonstrar as vantagens da economia social nos diferentes sectores de atividade económica, foi realizado um trabalho de identificação, caracterização, exposição e divulgação de boas práticas de pequenas e grandes empresas, de instituições públicas e privadas e de empreendedores, que trabalhando sobre os princípios da economia social, desenvolvem de forma sustentada as suas atividades e os seus negócios.

O objetivo desta ação é comunicar através de meios gráficos e visuais, como fórmulas empresariais da Economia Social podem ser importantes para a dinamização e aparecimento de novos negócios inovadores e sustentáveis.

Deste trabalho resultou a identificação de 20 boas práticas da economia social inovadora e criativa da Euro-Região, que resumidamente apresentamos neste website.

Esta iniciativa enquadra-se no projeto LACES - “Laboratórios de apoio à criação de emprego e empresas de economia social” enquadra-se no programa Interreg V-A Espanha-Portugal (Poctep) 2014-2020.

O projeto visa contribuir para o desenvolvimento da economia social na Euro-região Galiza-Norte de Portugal tendo como objetivo proporcionar um salto quantitativo na competitividade e impulsionar projetos empresariais de economia social no espaço transfronteiriço.

Serviços

Prevê a realização de um conjunto de serviços agrupados em 4 laboratórios piloto orientados para a implementação de novas estratégias de promoção e apoio à economia social em setores emergentes e para a modernização dos mais tradicionais, favorecendo a criação e a consolidação de empresas e a geração de emprego de qualidade na euro-região: